A água é um dos elementos mais importantes e vitais à saúde. É recomendada por médicos e especialistas a ingestão diária de no mínimo dois litros de água. Portanto, é fundamental a garantia do consumo de água com qualidade.
A desinfecção e o monitoramento são essenciais para se ter a certeza de que a água consumida é 100% confiável.
A água contaminada pode ser nociva à saúde e causar graves doenças. A ONU estima que aproximadamente 5,3 milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem todos os anos, resultado de doenças provocadas por água contaminada. Algumas das principais doenças que podem ser citadas são: cólera, gastrointerite, hepatite, disenteria, verminose, entre outras.
Atualmente a grande preocupação é que a população consuma água tratada, para tanto a Braságua tem como referência a OMS (Organização Mundial da Saúde), a AWWA (American Water Works Association), o Ministério da Saúde (MS – Portaria Nº 2914/2011) e a Vigilância Sanitária.
A Portaria do Ministério da Saúde nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, prevê que o serviço de tratamento de água tenha Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), ou seja, que um profissional habilitado possa responder por essa água. A Braságua conta com profissionais responsáveis e possui registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná.
Além do que é desenvolvido dentro da empresa no processo de desinfecção e monitoramento de água, é fornecida ao cliente uma tabela para o controle diário do residual de cloro, em qualquer ponto da rede de distribuição. Mensalmente é apresentado à Vigilância Sanitária um relatório no qual constam as análises realizadas.
É pelo respeito que temos por você, que o nosso laboratório não faz apenas análises e emite um laudo. Mais do que fazer desinfecção, monitorar e fornecer uma água de qualidade, nosso diferencial está em mostrar, de forma clara, como está a água consumida.